A Análise Transacional (AT) é uma teoria do desenvolvimento humano, uma abordagem psicológica. Ela trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade e das relações entre as pessoas, permitindo através de observação e estímulos específicos uma leitura do funcionamento da personalidade da pessoa. Este texto exemplifica isso para aplicação em processos de recrutamento e seleção de pessoas, apresentado um conceito e sua possível aplicação.

  • A personalidade se manifesta funcionalmente através de Estados do Ego, que são classificados em Pai Crítico, Pai Protetor, Adulto, Criança Livre, Pequeno Professor, Criança Adaptada Submissa e Rebelde. Cada uma é consolidada em determinada fase da vida e seu funcionamento pode ser observado de acordo com o padrão de comunicação da pessoa. Entender as características de cada um deles permite ao selecionador perceber quais Estados de Ego são mais fortes e, portanto, os padrões de comportamento da pessoa. Por exemplo, se o Estado de Ego Criança Adaptada Submissa for muito ativo de forma negativa, possivelmente a pessoa tenderá a colocar-se no papel de Vítima em situações desafiadoras. Entretanto, se o mais ativo for o Adulto, provavelmente tenderá a resolver a situação de forma adequada e satisfatória.
  • Através do conceito de Transações, que são os estímulos e respostas no processo de comunicação, é possível estimular Estados de Ego diferentes na pessoa. Com este conhecimento, o selecionador pode avaliar a facilidade ou dificuldade da pessoa em mudar sua energia psíquica em outra direção e quais as consequências disso. Por exemplo, uma pessoa que mesmo estimulada aciona pouco seu Pai Protetor, possivelmente terá dificuldades em sua função para treinar, orientar ou desenvolver sua equipe.
  • As pessoas têm convicções íntimas sobre quem elas são e quem são os outros, chamadas Posições Existenciais.  Embora seja possível alternar entre as Posições rapidamente, cada um tem sua Posição preferida e identificar qual é permite prever o padrão de funcionamento da pessoa, principalmente em relação a encontrar alternativas produtivas/ganha-ganha, ganha-perde ou perde-ganha.
  • A maior parte dos conflitos interpessoais tendem a se repetir e apresentar um certo final previsível e repetitivo. O conceito de Jogos Psicológicos, onde as pessoas estão em algum dos papéis (Perseguidor, Vítima, Salvador), esclarece como isso acontece e possibilita observar quais os papéis o entrevistado tende a se colocar com maior frequência e quais as consequências disso para a função.

Mesmo que o profissional que seleciona tenha formação ou conhecimento de psicologia, a teoria da Análise Transacional pode contribuir significativamente para a eficácia deste processo através de sua linguagem simples, objetividade e ferramentas práticas.

 

Para conhecer mais sobre a AT:

Curso 101: curso com cerca de 15 horas que explora de maneira geral estes conceitos.

Curso 202: formação do Analista Transacional que aprofunda na teoria de AT. Pode ter foco nas áreas clínica, organizacional ou educacional.

No Brasil, a instituição certificadora é a UNAT – União Nacional dos Analistas Transacionais – www.unat.com.br. Nos EUA, a instituição é a ITAA – www.itaaworld.org. Europa, América Latina, Ásia também possuem instituições representativas da AT.

Jeffersonn Moraes

jeffmoraes@quiron.com.br

Psicólogo organizacional, Analista Transacional, trabalhou anos na área de Recrutamento e Seleção de pessoas e Assessment.