A Análise Transacional (comumente apelidada apenas de AT) é uma teoria do desenvolvimento humano desenvolvida a partir da década de 1950 nos EUA pelos estudos do psiquiatra canadense Eric Berne.

É uma abordagem psicológica de linha humanista, que trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade, do desenvolvimento humano, da comunicação e das relações entre as pessoas. 

Também pode ser considerada uma filosofia de vida por causa das suas bases e princípios; entre eles a AT acredita: 

a)     Que as pessoas são OK por natureza: uma crença no potencial de cada um de sentir-se bem consigo e com o outro, de estabelecer relacionamentos saudáveis e construtivos na família, no trabalho e nos diversos grupos sociais, mesmo diante das dificuldades do dia-a-dia;

b)      Nas relações contratuais, ou seja, que se cada um comunicar claramente seus objetivos, necessidades e desejos e cada um assumir sua parte de responsabilidade para o alcance de objetivos comuns, as relações serão produtivas e sustentáveis, sem ninguém perseguindo, salvando ou se vitimizando;

c)       Na Autonomia, que significa a possibilidade de tomar decisões conscientes, espontâneas e com capacidade de conexão verdadeira nos relacionamentos;

d)      Que nossos padrões de pensamentos, sentimentos, comunicação e relacionamentos podem ser identificados de maneira observável e prática e, ao se tornarem conscientes, propiciam as mudanças que queremos em nós mesmos.

A AT nasceu no contexto psicoterapêutico, mas sua atuação tem se tornado cada dia mais forte nos campos organizacional, educacional, aconselhamento e social, entre outros, contribuindo não apenas com profissionais de psicologia e terapeutas mas também para gestores, líderes, educadores, empresários e todas as pessoas que desejam compreender sobre psicologia e comportamento humano a fim de aumentar sua consciência e qualidade de vida.

Alguns conceitos centrais da teoria:

*  A personalidade é estruturada em três instâncias, ou Estados de Ego: Pai, Adulto e Criança. Cada uma é consolidada em determinada fase da vida e seu funcionamento pode ser observado de acordo com a comunicação da pessoa. Quanto mais os três estão energizados e presentes, mais a pessoa está no aqui-e-agora e integrada.

*  Através da AT, os padrões de comunicação, ou seja, as Transações,  podem ser analisados para tornar a comunicação mais clara.

*   As pessoas adotam um modo de agir/pensar/sentir chamado Posições Existenciais, que dizem respeito a estar OK (estar bem, integrado com suas potencialidades e dificuldades) consigo mesmas e com o outro. Uma vez identificadas as Posições mais utilizadas, várias percepções sobre o próprio comportamento podem ocorrer.

*  Já reparou que alguns padrões de relacionamento são repetitivos? Parece que a pessoa está sempre vivendo o mesmo tipo de problema, que tem um certo final previsível em algumas relações. O conceito de Jogos Psicológicos, onde as pessoas estão em algum dos papéis (Perseguidor, Vítima, Salvador), esclarece como isso acontece e possibilita parar este mecanismo, tornando as relações mais saudáveis.

*  Uma das necessidades essenciais do ser humano é o Reconhecimento, que pode ser obtido através de Toques ou Carícias. Os tipos e formas dos Toques podem ser descritos e seus efeitos na interação com o outro podem ser percebidos imediatamente.

*  Além das Emoções Naturais (raiva, tristeza, medo, alegria e amor), as pessoas se aperfeiçoam em padrões emocionais Aprendidos (ou de Disfarce), que são aprendidos como forma de não entrar em contato com as emoções Naturais que não puderam ser expressas no ambiente onde cresceram.

*  Um conceito singular e próprio da AT é o de Script de vida: de acordo com o modo que entende a realidade durante a infância, a criança tomaria decisões centrais de como vai viver sua vida e cria um roteiro central com certas possibilidades de final.

*  Através de qualquer um dos conceitos de AT, cada pessoa pode ir compreendendo seus padrões de funcionamento para agir com Autonomia, que significa fazer escolhas e viver de forma mais consciente, espontânea e saudável.

Para conhecer mais sobre a AT:

Curso AT 101, introdutório à Análise Transacional: curso com cerca de 15 horas que explora de maneira geral estes conceitos. Este curso é realizado ao redor do mundo com este nome e os mesmos conceitos centrais da teoria. Para acessar as informações deste curso, acesse:  http://blog.quiron.com.br/cursos-e-eventos/at101/

Curso AT 202, formação em Análise Transacional: formação de dois anos que se aprofunda na teoria de AT. Pode ter foco nas áreas clínica, organizacional ou educacional. Para acessar informações sobre esta Formação, acesse: http://blog.quiron.com.br/cursos-e-eventos/at-202-formacao-em-analise-transacional-area-organizacional/

Ambos os cursos são oferecidos por nós da Quiron Desenvolvimento, em parceria com outros Analistas Transacionais certificados.

No Brasil, a instituição certificadora é a UNAT – União Nacional dos Analistas Transacionais – www.unat.com.br. Nos EUA, a instituição é a ITAA – www.itaaworld.org. Europa (www.eatanews.org), América Latina, Ásia também possuem instituições representativas da AT.