Formação em Análise Transacional - AT 202

Sobre o curso

Como anda o seu processo de aprimoramento profissional e pessoal para alcançar os resultados a que você se propõe? Aprender e fortalecer as competências ligadas ao comportamento humano, principalmente para quem atua com desenvolvimento de pessoas e de organizações, é matéria prima base para alcançar resultados sustentáveis.

A Formação em Análise Transacional organizacional tem por objetivo aprimorar as competências do participante para trabalhar com desenvolvimento de pessoas e de organizações.

Um dos diferenciais do programa é focar o desenvolvimento do ser humano ao invés de priorizar técnicas e ferramentas.
=> Propicia o desenvolvimento pessoal do participante, com base na Análise Transacional, para que este possa ampliar seu repertório para além das técnicas.
=> Possibilita a construção de uma base de segurança técnica e pessoal para lidar com os dilemas do ambiente organizacional.
=> Contribui para perceber o sistema organizacional a partir de uma visão sistêmica, o que possibilita intervenções eficazes.

Trata-se de um Programa de Formação oficial da UNAT-Brasil, associação que certifica e regulamenta a AT no nosso país. A duração é de 24 meses, com encontros uma vez por mês. Realizamos turmas atualmente em São Paulo e no Paraná.

A Análise Transacional é uma teoria do desenvolvimento humano pertencente às abordagens psicológicas humanistas. Trata de maneira prática e compreensível os aspectos mais importantes da personalidade e das relações entre as pessoas.

A AT acredita:

a)   Na oqueidade: uma crença no potencial de cada um de sentir-se bem consigo e com o outro, de estabelecer relacionamentos saudáveis e construtivos na família, no trabalho e nos diversos grupos sociais, mesmo diante das dificuldades do dia-a-dia;

b)   Nas relações contratuais, onde cada um pode assumir sua parte de responsabilidade para o alcance de objetivos comuns;

c)   Na autonomia, que significa a possibilidade de tomar decisões conscientes, espontâneas e com capacidade de conexão verdadeira nos relacionamentos;

d)   Que nossos padrões de pensamentos, sentimentos, comunicação e relacionamentos podem ser identificados de maneira prática e ao se tornarem conscientes, propiciam as mudanças que queremos em nós mesmos.

Estudar a Análise Transacional através do Programa de Formação é empreender uma jornada de autoconhecimento e aprimoramento das relações interpessoais, além de propiciar conhecimento técnico consistente para atuação e aplicação da teoria profissionalmente.

A quem se destina:

Este programa é voltado para qualquer profissional que deseje e necessite aprimorar suas competências para desenvolver pessoas e organizações e que queira estudar o comportamento humano para este fim. Notadamente: líderes, gestores, profissionais de recursos humanos e desenvolvimento, consultores, facilitadores, coaches e profissionais afins.

 

Para ler mais sobre a Análise Transacional, acesse nossos textos no blog.
Você também pode assistir alguns vídeos sobre AT, clicando aqui.

Para mais informações sobre a Formação, faça uma pré-inscrição abaixo.

 

Conteúdo programático

I- TEORIA GERAL DE AT
a) Análise Transacional como Ciência
b) Estrutura e Dinâmica da Personalidade
c) Análise da Comunicação Humana
d) Reconhecimento Humano e Empoderamento
e) Educação Emocional
f) Estruturação Social do Tempo, Jogos Psicológicos e de Poder
g) Teorias do Desenvolvimento
h) Análise do Script de Vida
i) Contratos Relacionais
j) Grupos e Organizações
II- ÉTICA PROFISSIONAL
III- METODOLOGIA CIENTÍFICA
IV- TEORIA ESPECÍFICA – ÁREA ORGANIZACIONAL
a) Processos de Desenvolvimento Organizacional
b) Gestão de pessoas
c) Processos de Coaching
d) Liderança e gestão de pessoas e equipes
e) Teorias de grupos e organizações

Metodologia de Ensino-aprendizagem

 

A metodologia do programa será essencialmente conceitual, através de exposição dialogada sobre os conceitos. Terá apoio de textos, cenas de filmes, exercícios, técnicas e atividades que contribuam para a utilização prática do aprendizado.

Uma das características para se alcançar os resultados é o comprometimento do participante com seu processo de aprendizagem. Desta forma, a metodologia estimulará a responsabilidade do aprendiz, buscando clarificar as competências e resultados esperados em cada módulo.

Facilitadores

Jeffersonn Moraes

Jeffersonn Moraes

Formação em Psicologia (CRP 08/7638-0), com especialização em Neuropsicologia, em Dinâmica dos Grupos pela SBDG/RS, em Coaching pela ABRACEM/SP. Formação em Análise Transacional (AT202), Membro Didata em Formação da UNAT-Brasil para a Área Organizacional. Atua como Consultor, Coach, empresário e empreendedor. Sócio administrador da QUIRON Desenvolvimento, trabalha com  gerenciamento de empresas desde 1990 e em consultoria em Gestão de Pessoas e em programas de treinamento e desenvolvimento nas áreas comportamental e empreendedorismo desde 1999 em empresas de variados portes e segmentos. Expertise em desenvolvimento de lideranças e equipes. Facilitador do programa Empretec. Periodicamente atua como membro voluntário da ABRH e da SBDG. Desde 2005 atua como voluntário em empreendedorismo social. Atualmente membro voluntário do Conselho Deliberativo da UNAT-Brasil. Ah, e peregrino no Caminho de Santiago de Compostela.

Depoimentos

“O investimento na Formação em Análise Transacional (AT 202) vale cada centavo pois é um processo intenso de aprendizagem e desenvolvimento. O curso me ajuda a enxergar minhas próprias relações interpessoais por novas perspectivas à medida que mergulho cada vez mais profundamente no entendimento da teoria e passo a aplicar esse conhecimento na prática, na rotina. Não se trata apenas de compreender como funciona o ser humano sob o aspecto da personalidade ou das relações sociais, mas de efetivamente olhar para si e praticar a Autonomia e Oqueidade.”

Gabriel Ohara

“Fazer o Analise Transacional (AT 202) me proporcionou maior autoconhecimento e consequentemente maior qualidade da minha comunicação nos campos profissional, social e familiar. A cada módulo e novo conteúdo vou ampliando minha percepção sobre as minhas relações interpessoais e as que estão à minha volta, exercitando a autonomia e possibilitando escolhas mais conscientes e positivas.”

Silvia Prado Amaral

Próximas turmas