Acompanhamento e controle das atividades equipe

Jeffersonn Moraes

 Acompanhar e cobrar a equipe é parte importante do trabalho do gestor. Alguns pontos a serem observados neste processo:

Funcionário:

  • Entendimento da importância / objetivo da atividade (significado): não se trata de você ter falado, mas…ficou claro para ele?
  • Preparo do funcionário para execução da atividade: ele sabe fazer a atividade? Já fez alguma vez, tem conhecimento?
  • Quais as dificuldades encontradas?  Será que o prazo estipulado é suficiente? Existem outros recursos necessários para a execução?
  • Perfil do funcionário: para aquela atividade a habilidade e aptidão (gostar de fazer) do funcionário ajudam ou atrapalha? Se o talento dele for outro, é possível que alguém mais faça?

Gestor:

  • Definição de prioridade: qual atividade ele deve deixar para depois para realizar esta?
  • Nível de autonomia: até que ponto ele pode ir e até que ponto deve vir pedir autorização ao gestor?
  • Expectativa do Gestor em relação ao como fazer: o objetivo pode ser alcançado de outra maneira ou tem que ser exatamente como o gestor faria e quer que seja feito?
  • Assertividade na cobrança: o gestor tem facilidade em expressar suas necessidades ou imagina que o funcionário “deveria saber” e por isso cobra de maneira agressiva ou deixa de cobrar?
  • Feedback em relação ao realizado x esperado: o funcionário tem clara noção do que ele fez versus o que era esperado que ele fizesse?